top of page

Estratégia para institucionalizar a avaliação de impacto na Guiné-Bissau

A Estratégia de Institucionalização da Avaliação de Impacto na Guiné-Bissau está a ser financiada pela Parceria para a Política Económica (PEP), cujo objectivo é criar uma estrutura organizacional formal para avaliação de impacto, visando melhorar a capacidade do governo de tomar decisões com base em evidências. Para tal, pretende criar um Gabinete de Análise de Impacto, formalizar a Metodologia de Avaliação de Impacto e formar técnicos dos vários ministérios na utilização de ensaios clínicos randomizados (RTC).



Os principais colaboradores na implementação desta estratégia a nível local têm sido o Ministério das Finanças e o Ministério da Economia da Guiné-Bissau.


Das diversas atividades já realizadas destacam-se: Atividades já realizadas, diagnóstico para identificação de gabinetes de estudo e reuniões de sensibilização com diretores.


As expectativas futuras quando o gabinete for implementado são um melhor ajuste de custos e benefícios na escolha dos programas; reduzir programas ineficazes e replicar intervenções eficazes; obtenção de evidências sólidas sobre o desempenho do programa; e promover a transparência e a responsabilização com base em dados factuais.


A criação do gabinete de avaliação de impacto visa garantir decisões mais informadas e eficazes, ajustando a implementação de programas e intervenções públicas com base em evidências concretas.

Project Gallery

bottom of page