top of page

Estudo sobre as necessidades dos produtores de caju – 2018

Este projeto foi financiado pelo Fundo Monetário Internacional e implementado através do Gabinete de Estudos do Ministério da Economia e Finanças.


A castanha de caju é o principal produto da Guiné-Bissau, representando 90% das exportações do país, com fraca diversificação económica e falta de dados sobre outros produtos. O objetivo era compreender a realidade dos produtores de caju; analisar quantidades e preços da castanha de caju; avaliar o impacto económico do caju, incluindo empregos, recursos e finanças; e examinar como a dinâmica do setor afeta a vida dos produtores e a economia do país.


Os estudos concluíram que havia um alto otimismo em relação a preços e quantidades, e muitos produtores não compreendem bem a dinâmica do mercado do caju (oferta e procura). As regiões de Bolama, Tombali e Quinará são fortemente afetadas por pragas. Há uma tendência crescente para o aumento do tamanho das plantações, o que pode representar riscos. A falta de poupança e acesso ao crédito dificulta a preparação para a campanha do caju. Muitos produtores não têm liquidez suficiente, e há receio relacionado com os custos, incluindo métodos tradicionais de pagamento aos trabalhadores (regra de 1/3).

Galeria de projectos

bottom of page