top of page

Avaliação de uma Plataforma de Informação no Mercado do Caju da Guiné-Bissau - 2019 a 2023

A BELAB desenvolveu um sistema digital de informação de mercado entre 2019 e 2022 para melhorar o mercado do caju na Guiné-Bissau, em parceria com a Agência Nacional do Caju, a MTN e a ONG Nitidae. A implementação e avaliação deste sistema de informação de mercado (SIM) foram financiadas pelo PEP, PEDL e o Governo da Guiné-Bissau. O objetivo do SIM era fornecer informações fiáveis e de qualidade sobre o mercado do caju e aumentar a transparência no setor do caju.


A economia da Guiné-Bissau é fortemente dependente do caju, que representa mais de 90% das exportações e mais de 40% do rendimento anual das famílias, mas enfrenta problemas de informação e volatilidade de preços.


O sistema de informação de mercado N'kalô envia semanalmente, durante a época de venda da castanha de caju, mensagens de voz e texto com informações sobre novos desenvolvimentos no mercado do caju, intervalos de preços ao nível do produtor por região e conselhos de venda. Conselhos agronómicos também foram enviados, e o sistema pode ainda partilhar informações climáticas.


A BELAB avaliou o impacto deste sistema com um RCT nacional em 290 aldeias, inquirindo 1.988 produtores através de entrevistas presenciais e telefónicas. O estudo avaliou um impacto positivo no preço e no rendimento dos produtores que tiveram acesso gratuito ao sistema de informação.


Em 2021, a plataforma alcançou mais de 2.000 assinantes pagantes. Em 2022, o número de assinantes subiu para mais de 3.000.


Um novo projeto foi iniciado para melhorar o serviço, que inclui uma nova avaliação de impacto para aperfeiçoar o sistema de informação.


Galeria de projectos

bottom of page