Inquérito sobre a percepção dos contribuintes e os custos de compliance das empresas formais na Guiné-Bissau
A apresentação “Inquérito sobre as percepções dos contribuintes das empresas formais na Guiné-Bissau”, promovido e financiado pelo Banco Mundial, centra-se na análise das percepções dos contribuintes e dos custos de conformidade das empresas formais no país, cujos objectivos são avaliar a satisfação das empresas com a administração fiscal; identificar os desafios no cumprimento dos regulamentos fiscais; avaliar a clareza da informação fiscal; e localizar áreas para melhorias nos processos fiscais.
Metodologia e Seleção da Amostra: foi elaborado em consulta com o Banco Mundial e a DGCI, centrando-se nas experiências e desafios das empresas no cumprimento das obrigações fiscais. Foram utilizadas bases de dados do CFE de 2021 e dados adicionais de 2022 e 2023, foram identificadas aproximadamente 9.000 empresas com pelo menos um número de telefone registado e, finalmente, foram selecionadas aleatoriamente 819 empresas, das quais 503 ainda estavam operacionais no momento do inquérito .
Foi utilizada uma abordagem mista para a realização do inquérito (inquéritos telefónicos e presenciais) para garantir uma recolha de dados abrangente e reduzir potenciais enviesamentos.